A COLONIZAÇÃO EUROPÉIA NAS AMÉRICAS
Leia com atenção:
"A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem” (Pablo Neruda)
Nesse verso, o poeta chileno Pablo Neruda denuncia o massacre promovido pelos espanhois contra os nativos americanos. Esses três elementos - a espada, a cruz e a fome - representaram na conquista da América, respectivamente:
a superioridade bélica, a religião politeísta e o trabalho compulsório.
a superioridade de armas, as missas e os saques aos mercados.
o conquistador europeu, os missionários e a falta de alimentos.
os tratados de posse, a religião cristã e as doenças.
a superioridade bélica, a evangelização e a desestruturação da economia nativa.
Leia com atenção:
A Inquisição foi uma instituição eclesiástica que tinha como objetivo investigar e punir crimes contra a fé católica; a princípio, uma instituição puramente religiosa, assumindo com o passar do tempo, proporções muito maiores e extrapolando o campo religioso, uniu-se nos interesses mundanos dos governantes. (ALMEIDA, Andréa Barbosa Ramos. A Inquisição como instrumento de poder da Igreja na América Espanhola. Revista Dimensões, UFES, n.2, 1991, p.39)
Sobre os principais "crimes contra a fé católica" que a Inquisição espanhola perseguiu e puniu na América colonial, podemos destacar:
O culto aos deuses indígenas por meio do sincretismo religioso, além dos sacrifícios humanos praticados contra os espanhóis.
O culto a outras religiões, críticas aos dogmas cristãos, bruxaria, feitiçaria, heresias e idolatrias praticadas pelos indígenas.
A preguiça, a bebedeira e o ócio dos nativos para fugir ao trabalho nas Colônias.
As denúncias, delações e torturas que os espanhóis praticavam contra os nativos que rejeitavam a fé cristã.
As heresias praticadas por clérigos que se recusavam a converter os nativos à fé cristã.
As treze colônias inglesas se formaram gradativamente ao longo do século XVII. Essas colônias foram regionalmente separadas - do norte, do centro e do sul - conforme suas características e/ou particularidades sociais, culturais e, especialmente quanto às condições geoclimáticas.
Sobre a diversidade regional das colônias inglesas na América do Norte, pode-se afirmar que:
Nas áreas coloniais do norte e do sul, desenvolveu-se a produção manufatureira voltada para o mercado interno.
Nas colônias do norte, desenvolveu fundamentalmente a plantation; entretanto, nas colônias do sul, priorizaram-se as pequenas plantações de subsistência.
Nas colônias do norte, predominou o trabalho livre, da base familiar, ao passo que, nas colônias do sul, utilizou-se basicamente a mão-de-obra escrava negra.
A escravidão foi atenuada no sul, onde a economia estava voltada para o comércio interno.
Em todo o território das Treze Colônias, utilizou-se o trabalho escravo, em maior escala, para a exploração dos minérios.
Leia com atenção:
“A terra queimará e haverá grandes círculos brancos no céu. A amargura surgirá e a abundância desaparecerá Será o tempo da dor, das lágrimas e da miséria É o que está por vir”. ( Profecia Maia )
O texto aborda uma profecia maia, que foi cumprida pelos conquistadores espanhois, ao dominarem os povos indígenas. Este domínio se deu, principalmente, por meio:
I – das epidemias, transmitidas pelos europeus aos indígenas.
II – da utilização da espada e do cavalo, demonstrando a superioridade bélica dos espanhóis.
III – da cruz, representando o trabalho de evangelização e consequentemente dominação do indígena.
IV – da fome, causada pela destruição das colheitas de milho e cacau para se comercializar a cana-de-açúcar.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II, III e IV
I, III e IV
I, II e III
II e III
III e IV
As treze colônias inglesas se formaram gradativamente ao longo do século XVII. Essas colônias foram regionalmente separadas - do norte, do centro e do sul - conforme suas características e/ou particularidades sociais, culturais e, especialmente quanto às condições geoclimáticas que diversificaram a economia.
Sobre a diversidade econômica regional das colônias inglesas, pode-se afirmar que:
A mão-de-obra predominante nas três regiões coloniais foi o trabalho escravo, utilizado em maior escala para a exploração dos minérios.
A presença de negros escravizados foi atenuada no Sul, onde a economia estava voltada principalmente para o comércio interno e para complementar a exportação.
Nas áreas coloniais do Norte e do Sul, desenvolveu-se a produção manufatureira voltada para o mercado interno e para o comércio triangular.
Nas colônias do Centro, desenvolveu-se o sistema de plantation, enquanto nas colônias do Sul, priorizaram-se as pequenas plantações de subsistência.
Nas colônias do Norte, predominou o trabalho livre, da base familiar, ao passo que, nas colônias do Sul, utilizou-se basicamente a mão-de-obra escrava africana.
Para se pensar acerca dos homens do período do século XVI que aportaram na América para ocupá-la e colonizá-la, é preciso compreender a Europa no âmbito das transformações que dão luz à época da expansão colonial. Dentre os principais acontecimentos envolvendo a Espanha e que permitiu seu expansionismo, podemos considerar:
A reforma da Igreja Católica, a Guerra de Reconquista, a unificação monárquica e a expulsão dos protestantes calvinistas do território espanhol.
A Guerra de Reconquista, a unificação espanhola, o reflorescimento do comércio e o interesse pela busca de lucros e privilégios aristocráticos.
A formação do Estado Espanhol, a Guerra dos Cem Anos, a expansão cruzadista e a mecanização da produção agrícola.
A Guerra dos Cem Anos, a unificação territorial com Portugal e a estruturação da sociedade espanhola em torno de uma mentalidade aristocrática.
A unificação da Igreja Católica, a busca de uma nova rota comercial com a Índias e a anexação da Espanha ao Império Otomano.
Leia com atenção:
A Inquisição foi uma instituição eclesiástica que tinha como objetivo investigar e punir crimes contra a fé católica; a princípio, uma instituição puramente religiosa, assumindo com o passar do tempo, proporções muito maiores e extrapolando o campo religioso, uniu-se nos interesses mundanos dos governantes. (ALMEIDA, Andréa Barbosa Ramos. A Inquisição como instrumento de poder da Igreja na América Espanhola. Revista Dimensões, UFES, n.2, 1991, p.39)
Sobre os "crimes contra a fé católica" que a Inquisição espanhola perseguiu e puniu na América colonial, podemos destacar:
O culto a outras religiões, críticas aos dogmas cristãos, além de bruxaria, feitiçaria e idolatrias praticadas pelos indígenas.
A preguiça, a bebedeira e o ócio dos colonos para fugir ao trabalho administrativo.
As heresias praticadas por clérigos que se recusavam a converter os nativos ao protestantismo.
O culto aos deuses indígenas por meio do sincretismo religioso, além dos sacrifícios humanos praticados contra os espanhóis.
As denúncias, delações e torturas que os espanhóis praticavam contra os nativos que rejeitavam a fé cristã.
O ciclo inicial de fundações das cidades coloniais na América espanhola compreendeu o período de 1492 a 1567, com a fundação de várias cidades que assumiram funções econômicas, políticas e sociais. Sobre a fundação das cidades coloniais espanholas podemos afirmar que:
No ciclo inicial de fundação das cidades, foram fundadas as cidades mineradoras de Santo Domingo, Havana e Vera Cruz.
A fundação de cidades demonstrou a fragilidade do projeto colonial espanhol que tinha por base somente a exploração.
O desenvolvimento urbano endividou a Espanha que teve que recorrer ao capital inglês para concluir seu projeto colonial.
As antigas cidades indígenas foram destruídas para a construção de cidades mineiras e portuárias, que atendiam melhor o povoamento dessas regiões.
A fundação das cidades veio atender a manutenção da conquista e a dominação colonial.
Assim como na Espanha, o instrumento para lidar com a dissensão religiosa nas colônias foi o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição. Sobre o ambiente cultural e religioso da América espanhola colonial e a atuação da Inquisição nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I - A Inquisição, como instituição católica e metropolitana, teve participação direta na destruição dos templos religiosos dos povos nativos americanos, no genocídio das populações nativas e na desfiguração das identidades culturais e religiosas dos povos nativos.
II - Os "Autos de Fé" eram espetáculos promovidos pelos Tribunais do Santo Ofício, nos quais os condenados eram exemplarmente punidos em público.
III - Para conter os abusos cometidos pelos padres contra a população indígenas, foram criadas as Visitas de Idolatrias, que eram uma junção da Extirpação com a Inquisição.
IV - As "heresias" e "bruxarias", perseguidas pelo Santo Ofício na América espanhola, eram práticas culturais e sistemas de crença resultantes do processo de sincretismo religioso.
É correto apenas o que se afirma em:
a superioridade bélica, a religião politeísta e o trabalho compulsório.
a superioridade de armas, as missas e os saques aos mercados.
o conquistador europeu, os missionários e a falta de alimentos.
os tratados de posse, a religião cristã e as doenças.
a superioridade bélica, a evangelização e a desestruturação da economia nativa.
Leia com atenção:
A Inquisição foi uma instituição eclesiástica que tinha como objetivo investigar e punir crimes contra a fé católica; a princípio, uma instituição puramente religiosa, assumindo com o passar do tempo, proporções muito maiores e extrapolando o campo religioso, uniu-se nos interesses mundanos dos governantes. (ALMEIDA, Andréa Barbosa Ramos. A Inquisição como instrumento de poder da Igreja na América Espanhola. Revista Dimensões, UFES, n.2, 1991, p.39)
Sobre os principais "crimes contra a fé católica" que a Inquisição espanhola perseguiu e puniu na América colonial, podemos destacar:
O culto aos deuses indígenas por meio do sincretismo religioso, além dos sacrifícios humanos praticados contra os espanhóis.
O culto a outras religiões, críticas aos dogmas cristãos, bruxaria, feitiçaria, heresias e idolatrias praticadas pelos indígenas.
A preguiça, a bebedeira e o ócio dos nativos para fugir ao trabalho nas Colônias.
As denúncias, delações e torturas que os espanhóis praticavam contra os nativos que rejeitavam a fé cristã.
As heresias praticadas por clérigos que se recusavam a converter os nativos à fé cristã.
As treze colônias inglesas se formaram gradativamente ao longo do século XVII. Essas colônias foram regionalmente separadas - do norte, do centro e do sul - conforme suas características e/ou particularidades sociais, culturais e, especialmente quanto às condições geoclimáticas.
Sobre a diversidade regional das colônias inglesas na América do Norte, pode-se afirmar que:
Nas áreas coloniais do norte e do sul, desenvolveu-se a produção manufatureira voltada para o mercado interno.
Nas colônias do norte, desenvolveu fundamentalmente a plantation; entretanto, nas colônias do sul, priorizaram-se as pequenas plantações de subsistência.
Nas colônias do norte, predominou o trabalho livre, da base familiar, ao passo que, nas colônias do sul, utilizou-se basicamente a mão-de-obra escrava negra.
A escravidão foi atenuada no sul, onde a economia estava voltada para o comércio interno.
Em todo o território das Treze Colônias, utilizou-se o trabalho escravo, em maior escala, para a exploração dos minérios.
Leia com atenção:
“A terra queimará e haverá grandes círculos brancos no céu. A amargura surgirá e a abundância desaparecerá Será o tempo da dor, das lágrimas e da miséria É o que está por vir”. ( Profecia Maia )
O texto aborda uma profecia maia, que foi cumprida pelos conquistadores espanhois, ao dominarem os povos indígenas. Este domínio se deu, principalmente, por meio:
I – das epidemias, transmitidas pelos europeus aos indígenas.
II – da utilização da espada e do cavalo, demonstrando a superioridade bélica dos espanhóis.
III – da cruz, representando o trabalho de evangelização e consequentemente dominação do indígena.
IV – da fome, causada pela destruição das colheitas de milho e cacau para se comercializar a cana-de-açúcar.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II, III e IV
I, III e IV
I, II e III
II e III
III e IV
As treze colônias inglesas se formaram gradativamente ao longo do século XVII. Essas colônias foram regionalmente separadas - do norte, do centro e do sul - conforme suas características e/ou particularidades sociais, culturais e, especialmente quanto às condições geoclimáticas que diversificaram a economia.
Sobre a diversidade econômica regional das colônias inglesas, pode-se afirmar que:
A mão-de-obra predominante nas três regiões coloniais foi o trabalho escravo, utilizado em maior escala para a exploração dos minérios.
A presença de negros escravizados foi atenuada no Sul, onde a economia estava voltada principalmente para o comércio interno e para complementar a exportação.
Nas áreas coloniais do Norte e do Sul, desenvolveu-se a produção manufatureira voltada para o mercado interno e para o comércio triangular.
Nas colônias do Centro, desenvolveu-se o sistema de plantation, enquanto nas colônias do Sul, priorizaram-se as pequenas plantações de subsistência.
Nas colônias do Norte, predominou o trabalho livre, da base familiar, ao passo que, nas colônias do Sul, utilizou-se basicamente a mão-de-obra escrava africana.
Para se pensar acerca dos homens do período do século XVI que aportaram na América para ocupá-la e colonizá-la, é preciso compreender a Europa no âmbito das transformações que dão luz à época da expansão colonial. Dentre os principais acontecimentos envolvendo a Espanha e que permitiu seu expansionismo, podemos considerar:
A reforma da Igreja Católica, a Guerra de Reconquista, a unificação monárquica e a expulsão dos protestantes calvinistas do território espanhol.
A Guerra de Reconquista, a unificação espanhola, o reflorescimento do comércio e o interesse pela busca de lucros e privilégios aristocráticos.
A formação do Estado Espanhol, a Guerra dos Cem Anos, a expansão cruzadista e a mecanização da produção agrícola.
A Guerra dos Cem Anos, a unificação territorial com Portugal e a estruturação da sociedade espanhola em torno de uma mentalidade aristocrática.
A unificação da Igreja Católica, a busca de uma nova rota comercial com a Índias e a anexação da Espanha ao Império Otomano.
Leia com atenção:
A Inquisição foi uma instituição eclesiástica que tinha como objetivo investigar e punir crimes contra a fé católica; a princípio, uma instituição puramente religiosa, assumindo com o passar do tempo, proporções muito maiores e extrapolando o campo religioso, uniu-se nos interesses mundanos dos governantes. (ALMEIDA, Andréa Barbosa Ramos. A Inquisição como instrumento de poder da Igreja na América Espanhola. Revista Dimensões, UFES, n.2, 1991, p.39)
Sobre os "crimes contra a fé católica" que a Inquisição espanhola perseguiu e puniu na América colonial, podemos destacar:
O culto a outras religiões, críticas aos dogmas cristãos, além de bruxaria, feitiçaria e idolatrias praticadas pelos indígenas.
A preguiça, a bebedeira e o ócio dos colonos para fugir ao trabalho administrativo.
As heresias praticadas por clérigos que se recusavam a converter os nativos ao protestantismo.
O culto aos deuses indígenas por meio do sincretismo religioso, além dos sacrifícios humanos praticados contra os espanhóis.
As denúncias, delações e torturas que os espanhóis praticavam contra os nativos que rejeitavam a fé cristã.
O ciclo inicial de fundações das cidades coloniais na América espanhola compreendeu o período de 1492 a 1567, com a fundação de várias cidades que assumiram funções econômicas, políticas e sociais. Sobre a fundação das cidades coloniais espanholas podemos afirmar que:
No ciclo inicial de fundação das cidades, foram fundadas as cidades mineradoras de Santo Domingo, Havana e Vera Cruz.
A fundação de cidades demonstrou a fragilidade do projeto colonial espanhol que tinha por base somente a exploração.
O desenvolvimento urbano endividou a Espanha que teve que recorrer ao capital inglês para concluir seu projeto colonial.
As antigas cidades indígenas foram destruídas para a construção de cidades mineiras e portuárias, que atendiam melhor o povoamento dessas regiões.
A fundação das cidades veio atender a manutenção da conquista e a dominação colonial.
Assim como na Espanha, o instrumento para lidar com a dissensão religiosa nas colônias foi o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição. Sobre o ambiente cultural e religioso da América espanhola colonial e a atuação da Inquisição nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I - A Inquisição, como instituição católica e metropolitana, teve participação direta na destruição dos templos religiosos dos povos nativos americanos, no genocídio das populações nativas e na desfiguração das identidades culturais e religiosas dos povos nativos.
II - Os "Autos de Fé" eram espetáculos promovidos pelos Tribunais do Santo Ofício, nos quais os condenados eram exemplarmente punidos em público.
III - Para conter os abusos cometidos pelos padres contra a população indígenas, foram criadas as Visitas de Idolatrias, que eram uma junção da Extirpação com a Inquisição.
IV - As "heresias" e "bruxarias", perseguidas pelo Santo Ofício na América espanhola, eram práticas culturais e sistemas de crença resultantes do processo de sincretismo religioso.
É correto apenas o que se afirma em:
O culto aos deuses indígenas por meio do sincretismo religioso, além dos sacrifícios humanos praticados contra os espanhóis.
O culto a outras religiões, críticas aos dogmas cristãos, bruxaria, feitiçaria, heresias e idolatrias praticadas pelos indígenas.
A preguiça, a bebedeira e o ócio dos nativos para fugir ao trabalho nas Colônias.
As denúncias, delações e torturas que os espanhóis praticavam contra os nativos que rejeitavam a fé cristã.
As heresias praticadas por clérigos que se recusavam a converter os nativos à fé cristã.
As treze colônias inglesas se formaram gradativamente ao longo do século XVII. Essas colônias foram regionalmente separadas - do norte, do centro e do sul - conforme suas características e/ou particularidades sociais, culturais e, especialmente quanto às condições geoclimáticas.
Sobre a diversidade regional das colônias inglesas na América do Norte, pode-se afirmar que:
Nas áreas coloniais do norte e do sul, desenvolveu-se a produção manufatureira voltada para o mercado interno.
Nas colônias do norte, desenvolveu fundamentalmente a plantation; entretanto, nas colônias do sul, priorizaram-se as pequenas plantações de subsistência.
Nas colônias do norte, predominou o trabalho livre, da base familiar, ao passo que, nas colônias do sul, utilizou-se basicamente a mão-de-obra escrava negra.
A escravidão foi atenuada no sul, onde a economia estava voltada para o comércio interno.
Em todo o território das Treze Colônias, utilizou-se o trabalho escravo, em maior escala, para a exploração dos minérios.
Leia com atenção:
“A terra queimará e haverá grandes círculos brancos no céu. A amargura surgirá e a abundância desaparecerá Será o tempo da dor, das lágrimas e da miséria É o que está por vir”. ( Profecia Maia )
O texto aborda uma profecia maia, que foi cumprida pelos conquistadores espanhois, ao dominarem os povos indígenas. Este domínio se deu, principalmente, por meio:
I – das epidemias, transmitidas pelos europeus aos indígenas.
II – da utilização da espada e do cavalo, demonstrando a superioridade bélica dos espanhóis.
III – da cruz, representando o trabalho de evangelização e consequentemente dominação do indígena.
IV – da fome, causada pela destruição das colheitas de milho e cacau para se comercializar a cana-de-açúcar.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II, III e IV
I, III e IV
I, II e III
II e III
III e IV
As treze colônias inglesas se formaram gradativamente ao longo do século XVII. Essas colônias foram regionalmente separadas - do norte, do centro e do sul - conforme suas características e/ou particularidades sociais, culturais e, especialmente quanto às condições geoclimáticas que diversificaram a economia.
Sobre a diversidade econômica regional das colônias inglesas, pode-se afirmar que:
A mão-de-obra predominante nas três regiões coloniais foi o trabalho escravo, utilizado em maior escala para a exploração dos minérios.
A presença de negros escravizados foi atenuada no Sul, onde a economia estava voltada principalmente para o comércio interno e para complementar a exportação.
Nas áreas coloniais do Norte e do Sul, desenvolveu-se a produção manufatureira voltada para o mercado interno e para o comércio triangular.
Nas colônias do Centro, desenvolveu-se o sistema de plantation, enquanto nas colônias do Sul, priorizaram-se as pequenas plantações de subsistência.
Nas colônias do Norte, predominou o trabalho livre, da base familiar, ao passo que, nas colônias do Sul, utilizou-se basicamente a mão-de-obra escrava africana.
Para se pensar acerca dos homens do período do século XVI que aportaram na América para ocupá-la e colonizá-la, é preciso compreender a Europa no âmbito das transformações que dão luz à época da expansão colonial. Dentre os principais acontecimentos envolvendo a Espanha e que permitiu seu expansionismo, podemos considerar:
A reforma da Igreja Católica, a Guerra de Reconquista, a unificação monárquica e a expulsão dos protestantes calvinistas do território espanhol.
A Guerra de Reconquista, a unificação espanhola, o reflorescimento do comércio e o interesse pela busca de lucros e privilégios aristocráticos.
A formação do Estado Espanhol, a Guerra dos Cem Anos, a expansão cruzadista e a mecanização da produção agrícola.
A Guerra dos Cem Anos, a unificação territorial com Portugal e a estruturação da sociedade espanhola em torno de uma mentalidade aristocrática.
A unificação da Igreja Católica, a busca de uma nova rota comercial com a Índias e a anexação da Espanha ao Império Otomano.
Leia com atenção:
A Inquisição foi uma instituição eclesiástica que tinha como objetivo investigar e punir crimes contra a fé católica; a princípio, uma instituição puramente religiosa, assumindo com o passar do tempo, proporções muito maiores e extrapolando o campo religioso, uniu-se nos interesses mundanos dos governantes. (ALMEIDA, Andréa Barbosa Ramos. A Inquisição como instrumento de poder da Igreja na América Espanhola. Revista Dimensões, UFES, n.2, 1991, p.39)
Sobre os "crimes contra a fé católica" que a Inquisição espanhola perseguiu e puniu na América colonial, podemos destacar:
O culto a outras religiões, críticas aos dogmas cristãos, além de bruxaria, feitiçaria e idolatrias praticadas pelos indígenas.
A preguiça, a bebedeira e o ócio dos colonos para fugir ao trabalho administrativo.
As heresias praticadas por clérigos que se recusavam a converter os nativos ao protestantismo.
O culto aos deuses indígenas por meio do sincretismo religioso, além dos sacrifícios humanos praticados contra os espanhóis.
As denúncias, delações e torturas que os espanhóis praticavam contra os nativos que rejeitavam a fé cristã.
O ciclo inicial de fundações das cidades coloniais na América espanhola compreendeu o período de 1492 a 1567, com a fundação de várias cidades que assumiram funções econômicas, políticas e sociais. Sobre a fundação das cidades coloniais espanholas podemos afirmar que:
No ciclo inicial de fundação das cidades, foram fundadas as cidades mineradoras de Santo Domingo, Havana e Vera Cruz.
A fundação de cidades demonstrou a fragilidade do projeto colonial espanhol que tinha por base somente a exploração.
O desenvolvimento urbano endividou a Espanha que teve que recorrer ao capital inglês para concluir seu projeto colonial.
As antigas cidades indígenas foram destruídas para a construção de cidades mineiras e portuárias, que atendiam melhor o povoamento dessas regiões.
A fundação das cidades veio atender a manutenção da conquista e a dominação colonial.
Assim como na Espanha, o instrumento para lidar com a dissensão religiosa nas colônias foi o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição. Sobre o ambiente cultural e religioso da América espanhola colonial e a atuação da Inquisição nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I - A Inquisição, como instituição católica e metropolitana, teve participação direta na destruição dos templos religiosos dos povos nativos americanos, no genocídio das populações nativas e na desfiguração das identidades culturais e religiosas dos povos nativos.
II - Os "Autos de Fé" eram espetáculos promovidos pelos Tribunais do Santo Ofício, nos quais os condenados eram exemplarmente punidos em público.
III - Para conter os abusos cometidos pelos padres contra a população indígenas, foram criadas as Visitas de Idolatrias, que eram uma junção da Extirpação com a Inquisição.
IV - As "heresias" e "bruxarias", perseguidas pelo Santo Ofício na América espanhola, eram práticas culturais e sistemas de crença resultantes do processo de sincretismo religioso.
É correto apenas o que se afirma em:
Nas áreas coloniais do norte e do sul, desenvolveu-se a produção manufatureira voltada para o mercado interno.
Nas colônias do norte, desenvolveu fundamentalmente a plantation; entretanto, nas colônias do sul, priorizaram-se as pequenas plantações de subsistência.
Nas colônias do norte, predominou o trabalho livre, da base familiar, ao passo que, nas colônias do sul, utilizou-se basicamente a mão-de-obra escrava negra.
A escravidão foi atenuada no sul, onde a economia estava voltada para o comércio interno.
Em todo o território das Treze Colônias, utilizou-se o trabalho escravo, em maior escala, para a exploração dos minérios.
Leia com atenção:
“A terra queimará e haverá grandes círculos brancos no céu. A amargura surgirá e a abundância desaparecerá Será o tempo da dor, das lágrimas e da miséria É o que está por vir”. ( Profecia Maia )
O texto aborda uma profecia maia, que foi cumprida pelos conquistadores espanhois, ao dominarem os povos indígenas. Este domínio se deu, principalmente, por meio:
I – das epidemias, transmitidas pelos europeus aos indígenas.
II – da utilização da espada e do cavalo, demonstrando a superioridade bélica dos espanhóis.
III – da cruz, representando o trabalho de evangelização e consequentemente dominação do indígena.
IV – da fome, causada pela destruição das colheitas de milho e cacau para se comercializar a cana-de-açúcar.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II, III e IV
I, III e IV
I, II e III
II e III
III e IV
As treze colônias inglesas se formaram gradativamente ao longo do século XVII. Essas colônias foram regionalmente separadas - do norte, do centro e do sul - conforme suas características e/ou particularidades sociais, culturais e, especialmente quanto às condições geoclimáticas que diversificaram a economia.
Sobre a diversidade econômica regional das colônias inglesas, pode-se afirmar que:
A mão-de-obra predominante nas três regiões coloniais foi o trabalho escravo, utilizado em maior escala para a exploração dos minérios.
A presença de negros escravizados foi atenuada no Sul, onde a economia estava voltada principalmente para o comércio interno e para complementar a exportação.
Nas áreas coloniais do Norte e do Sul, desenvolveu-se a produção manufatureira voltada para o mercado interno e para o comércio triangular.
Nas colônias do Centro, desenvolveu-se o sistema de plantation, enquanto nas colônias do Sul, priorizaram-se as pequenas plantações de subsistência.
Nas colônias do Norte, predominou o trabalho livre, da base familiar, ao passo que, nas colônias do Sul, utilizou-se basicamente a mão-de-obra escrava africana.
Para se pensar acerca dos homens do período do século XVI que aportaram na América para ocupá-la e colonizá-la, é preciso compreender a Europa no âmbito das transformações que dão luz à época da expansão colonial. Dentre os principais acontecimentos envolvendo a Espanha e que permitiu seu expansionismo, podemos considerar:
A reforma da Igreja Católica, a Guerra de Reconquista, a unificação monárquica e a expulsão dos protestantes calvinistas do território espanhol.
A Guerra de Reconquista, a unificação espanhola, o reflorescimento do comércio e o interesse pela busca de lucros e privilégios aristocráticos.
A formação do Estado Espanhol, a Guerra dos Cem Anos, a expansão cruzadista e a mecanização da produção agrícola.
A Guerra dos Cem Anos, a unificação territorial com Portugal e a estruturação da sociedade espanhola em torno de uma mentalidade aristocrática.
A unificação da Igreja Católica, a busca de uma nova rota comercial com a Índias e a anexação da Espanha ao Império Otomano.
Leia com atenção:
A Inquisição foi uma instituição eclesiástica que tinha como objetivo investigar e punir crimes contra a fé católica; a princípio, uma instituição puramente religiosa, assumindo com o passar do tempo, proporções muito maiores e extrapolando o campo religioso, uniu-se nos interesses mundanos dos governantes. (ALMEIDA, Andréa Barbosa Ramos. A Inquisição como instrumento de poder da Igreja na América Espanhola. Revista Dimensões, UFES, n.2, 1991, p.39)
Sobre os "crimes contra a fé católica" que a Inquisição espanhola perseguiu e puniu na América colonial, podemos destacar:
O culto a outras religiões, críticas aos dogmas cristãos, além de bruxaria, feitiçaria e idolatrias praticadas pelos indígenas.
A preguiça, a bebedeira e o ócio dos colonos para fugir ao trabalho administrativo.
As heresias praticadas por clérigos que se recusavam a converter os nativos ao protestantismo.
O culto aos deuses indígenas por meio do sincretismo religioso, além dos sacrifícios humanos praticados contra os espanhóis.
As denúncias, delações e torturas que os espanhóis praticavam contra os nativos que rejeitavam a fé cristã.
O ciclo inicial de fundações das cidades coloniais na América espanhola compreendeu o período de 1492 a 1567, com a fundação de várias cidades que assumiram funções econômicas, políticas e sociais. Sobre a fundação das cidades coloniais espanholas podemos afirmar que:
No ciclo inicial de fundação das cidades, foram fundadas as cidades mineradoras de Santo Domingo, Havana e Vera Cruz.
A fundação de cidades demonstrou a fragilidade do projeto colonial espanhol que tinha por base somente a exploração.
O desenvolvimento urbano endividou a Espanha que teve que recorrer ao capital inglês para concluir seu projeto colonial.
As antigas cidades indígenas foram destruídas para a construção de cidades mineiras e portuárias, que atendiam melhor o povoamento dessas regiões.
A fundação das cidades veio atender a manutenção da conquista e a dominação colonial.
Assim como na Espanha, o instrumento para lidar com a dissensão religiosa nas colônias foi o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição. Sobre o ambiente cultural e religioso da América espanhola colonial e a atuação da Inquisição nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I - A Inquisição, como instituição católica e metropolitana, teve participação direta na destruição dos templos religiosos dos povos nativos americanos, no genocídio das populações nativas e na desfiguração das identidades culturais e religiosas dos povos nativos.
II - Os "Autos de Fé" eram espetáculos promovidos pelos Tribunais do Santo Ofício, nos quais os condenados eram exemplarmente punidos em público.
III - Para conter os abusos cometidos pelos padres contra a população indígenas, foram criadas as Visitas de Idolatrias, que eram uma junção da Extirpação com a Inquisição.
IV - As "heresias" e "bruxarias", perseguidas pelo Santo Ofício na América espanhola, eram práticas culturais e sistemas de crença resultantes do processo de sincretismo religioso.
É correto apenas o que se afirma em:
I, II, III e IV
I, III e IV
I, II e III
II e III
III e IV
As treze colônias inglesas se formaram gradativamente ao longo do século XVII. Essas colônias foram regionalmente separadas - do norte, do centro e do sul - conforme suas características e/ou particularidades sociais, culturais e, especialmente quanto às condições geoclimáticas que diversificaram a economia.
Sobre a diversidade econômica regional das colônias inglesas, pode-se afirmar que:
A mão-de-obra predominante nas três regiões coloniais foi o trabalho escravo, utilizado em maior escala para a exploração dos minérios.
A presença de negros escravizados foi atenuada no Sul, onde a economia estava voltada principalmente para o comércio interno e para complementar a exportação.
Nas áreas coloniais do Norte e do Sul, desenvolveu-se a produção manufatureira voltada para o mercado interno e para o comércio triangular.
Nas colônias do Centro, desenvolveu-se o sistema de plantation, enquanto nas colônias do Sul, priorizaram-se as pequenas plantações de subsistência.
Nas colônias do Norte, predominou o trabalho livre, da base familiar, ao passo que, nas colônias do Sul, utilizou-se basicamente a mão-de-obra escrava africana.
Para se pensar acerca dos homens do período do século XVI que aportaram na América para ocupá-la e colonizá-la, é preciso compreender a Europa no âmbito das transformações que dão luz à época da expansão colonial. Dentre os principais acontecimentos envolvendo a Espanha e que permitiu seu expansionismo, podemos considerar:
A reforma da Igreja Católica, a Guerra de Reconquista, a unificação monárquica e a expulsão dos protestantes calvinistas do território espanhol.
A Guerra de Reconquista, a unificação espanhola, o reflorescimento do comércio e o interesse pela busca de lucros e privilégios aristocráticos.
A formação do Estado Espanhol, a Guerra dos Cem Anos, a expansão cruzadista e a mecanização da produção agrícola.
A Guerra dos Cem Anos, a unificação territorial com Portugal e a estruturação da sociedade espanhola em torno de uma mentalidade aristocrática.
A unificação da Igreja Católica, a busca de uma nova rota comercial com a Índias e a anexação da Espanha ao Império Otomano.
Leia com atenção:
A Inquisição foi uma instituição eclesiástica que tinha como objetivo investigar e punir crimes contra a fé católica; a princípio, uma instituição puramente religiosa, assumindo com o passar do tempo, proporções muito maiores e extrapolando o campo religioso, uniu-se nos interesses mundanos dos governantes. (ALMEIDA, Andréa Barbosa Ramos. A Inquisição como instrumento de poder da Igreja na América Espanhola. Revista Dimensões, UFES, n.2, 1991, p.39)
Sobre os "crimes contra a fé católica" que a Inquisição espanhola perseguiu e puniu na América colonial, podemos destacar:
O culto a outras religiões, críticas aos dogmas cristãos, além de bruxaria, feitiçaria e idolatrias praticadas pelos indígenas.
A preguiça, a bebedeira e o ócio dos colonos para fugir ao trabalho administrativo.
As heresias praticadas por clérigos que se recusavam a converter os nativos ao protestantismo.
O culto aos deuses indígenas por meio do sincretismo religioso, além dos sacrifícios humanos praticados contra os espanhóis.
As denúncias, delações e torturas que os espanhóis praticavam contra os nativos que rejeitavam a fé cristã.
O ciclo inicial de fundações das cidades coloniais na América espanhola compreendeu o período de 1492 a 1567, com a fundação de várias cidades que assumiram funções econômicas, políticas e sociais. Sobre a fundação das cidades coloniais espanholas podemos afirmar que:
No ciclo inicial de fundação das cidades, foram fundadas as cidades mineradoras de Santo Domingo, Havana e Vera Cruz.
A fundação de cidades demonstrou a fragilidade do projeto colonial espanhol que tinha por base somente a exploração.
O desenvolvimento urbano endividou a Espanha que teve que recorrer ao capital inglês para concluir seu projeto colonial.
As antigas cidades indígenas foram destruídas para a construção de cidades mineiras e portuárias, que atendiam melhor o povoamento dessas regiões.
A fundação das cidades veio atender a manutenção da conquista e a dominação colonial.
Assim como na Espanha, o instrumento para lidar com a dissensão religiosa nas colônias foi o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição. Sobre o ambiente cultural e religioso da América espanhola colonial e a atuação da Inquisição nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I - A Inquisição, como instituição católica e metropolitana, teve participação direta na destruição dos templos religiosos dos povos nativos americanos, no genocídio das populações nativas e na desfiguração das identidades culturais e religiosas dos povos nativos.
II - Os "Autos de Fé" eram espetáculos promovidos pelos Tribunais do Santo Ofício, nos quais os condenados eram exemplarmente punidos em público.
III - Para conter os abusos cometidos pelos padres contra a população indígenas, foram criadas as Visitas de Idolatrias, que eram uma junção da Extirpação com a Inquisição.
IV - As "heresias" e "bruxarias", perseguidas pelo Santo Ofício na América espanhola, eram práticas culturais e sistemas de crença resultantes do processo de sincretismo religioso.
É correto apenas o que se afirma em:
A mão-de-obra predominante nas três regiões coloniais foi o trabalho escravo, utilizado em maior escala para a exploração dos minérios.
A presença de negros escravizados foi atenuada no Sul, onde a economia estava voltada principalmente para o comércio interno e para complementar a exportação.
Nas áreas coloniais do Norte e do Sul, desenvolveu-se a produção manufatureira voltada para o mercado interno e para o comércio triangular.
Nas colônias do Centro, desenvolveu-se o sistema de plantation, enquanto nas colônias do Sul, priorizaram-se as pequenas plantações de subsistência.
Nas colônias do Norte, predominou o trabalho livre, da base familiar, ao passo que, nas colônias do Sul, utilizou-se basicamente a mão-de-obra escrava africana.
Para se pensar acerca dos homens do período do século XVI que aportaram na América para ocupá-la e colonizá-la, é preciso compreender a Europa no âmbito das transformações que dão luz à época da expansão colonial. Dentre os principais acontecimentos envolvendo a Espanha e que permitiu seu expansionismo, podemos considerar:
A reforma da Igreja Católica, a Guerra de Reconquista, a unificação monárquica e a expulsão dos protestantes calvinistas do território espanhol.
A Guerra de Reconquista, a unificação espanhola, o reflorescimento do comércio e o interesse pela busca de lucros e privilégios aristocráticos.
A formação do Estado Espanhol, a Guerra dos Cem Anos, a expansão cruzadista e a mecanização da produção agrícola.
A Guerra dos Cem Anos, a unificação territorial com Portugal e a estruturação da sociedade espanhola em torno de uma mentalidade aristocrática.
A unificação da Igreja Católica, a busca de uma nova rota comercial com a Índias e a anexação da Espanha ao Império Otomano.
Leia com atenção:
A Inquisição foi uma instituição eclesiástica que tinha como objetivo investigar e punir crimes contra a fé católica; a princípio, uma instituição puramente religiosa, assumindo com o passar do tempo, proporções muito maiores e extrapolando o campo religioso, uniu-se nos interesses mundanos dos governantes. (ALMEIDA, Andréa Barbosa Ramos. A Inquisição como instrumento de poder da Igreja na América Espanhola. Revista Dimensões, UFES, n.2, 1991, p.39)
Sobre os "crimes contra a fé católica" que a Inquisição espanhola perseguiu e puniu na América colonial, podemos destacar:
O culto a outras religiões, críticas aos dogmas cristãos, além de bruxaria, feitiçaria e idolatrias praticadas pelos indígenas.
A preguiça, a bebedeira e o ócio dos colonos para fugir ao trabalho administrativo.
As heresias praticadas por clérigos que se recusavam a converter os nativos ao protestantismo.
O culto aos deuses indígenas por meio do sincretismo religioso, além dos sacrifícios humanos praticados contra os espanhóis.
As denúncias, delações e torturas que os espanhóis praticavam contra os nativos que rejeitavam a fé cristã.
O ciclo inicial de fundações das cidades coloniais na América espanhola compreendeu o período de 1492 a 1567, com a fundação de várias cidades que assumiram funções econômicas, políticas e sociais. Sobre a fundação das cidades coloniais espanholas podemos afirmar que:
No ciclo inicial de fundação das cidades, foram fundadas as cidades mineradoras de Santo Domingo, Havana e Vera Cruz.
A fundação de cidades demonstrou a fragilidade do projeto colonial espanhol que tinha por base somente a exploração.
O desenvolvimento urbano endividou a Espanha que teve que recorrer ao capital inglês para concluir seu projeto colonial.
As antigas cidades indígenas foram destruídas para a construção de cidades mineiras e portuárias, que atendiam melhor o povoamento dessas regiões.
A fundação das cidades veio atender a manutenção da conquista e a dominação colonial.
Assim como na Espanha, o instrumento para lidar com a dissensão religiosa nas colônias foi o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição. Sobre o ambiente cultural e religioso da América espanhola colonial e a atuação da Inquisição nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I - A Inquisição, como instituição católica e metropolitana, teve participação direta na destruição dos templos religiosos dos povos nativos americanos, no genocídio das populações nativas e na desfiguração das identidades culturais e religiosas dos povos nativos.
II - Os "Autos de Fé" eram espetáculos promovidos pelos Tribunais do Santo Ofício, nos quais os condenados eram exemplarmente punidos em público.
III - Para conter os abusos cometidos pelos padres contra a população indígenas, foram criadas as Visitas de Idolatrias, que eram uma junção da Extirpação com a Inquisição.
IV - As "heresias" e "bruxarias", perseguidas pelo Santo Ofício na América espanhola, eram práticas culturais e sistemas de crença resultantes do processo de sincretismo religioso.
É correto apenas o que se afirma em:
A reforma da Igreja Católica, a Guerra de Reconquista, a unificação monárquica e a expulsão dos protestantes calvinistas do território espanhol.
A Guerra de Reconquista, a unificação espanhola, o reflorescimento do comércio e o interesse pela busca de lucros e privilégios aristocráticos.
A formação do Estado Espanhol, a Guerra dos Cem Anos, a expansão cruzadista e a mecanização da produção agrícola.
A Guerra dos Cem Anos, a unificação territorial com Portugal e a estruturação da sociedade espanhola em torno de uma mentalidade aristocrática.
A unificação da Igreja Católica, a busca de uma nova rota comercial com a Índias e a anexação da Espanha ao Império Otomano.
Leia com atenção:
A Inquisição foi uma instituição eclesiástica que tinha como objetivo investigar e punir crimes contra a fé católica; a princípio, uma instituição puramente religiosa, assumindo com o passar do tempo, proporções muito maiores e extrapolando o campo religioso, uniu-se nos interesses mundanos dos governantes. (ALMEIDA, Andréa Barbosa Ramos. A Inquisição como instrumento de poder da Igreja na América Espanhola. Revista Dimensões, UFES, n.2, 1991, p.39)
Sobre os "crimes contra a fé católica" que a Inquisição espanhola perseguiu e puniu na América colonial, podemos destacar:
O culto a outras religiões, críticas aos dogmas cristãos, além de bruxaria, feitiçaria e idolatrias praticadas pelos indígenas.
A preguiça, a bebedeira e o ócio dos colonos para fugir ao trabalho administrativo.
As heresias praticadas por clérigos que se recusavam a converter os nativos ao protestantismo.
O culto aos deuses indígenas por meio do sincretismo religioso, além dos sacrifícios humanos praticados contra os espanhóis.
As denúncias, delações e torturas que os espanhóis praticavam contra os nativos que rejeitavam a fé cristã.
O ciclo inicial de fundações das cidades coloniais na América espanhola compreendeu o período de 1492 a 1567, com a fundação de várias cidades que assumiram funções econômicas, políticas e sociais. Sobre a fundação das cidades coloniais espanholas podemos afirmar que:
No ciclo inicial de fundação das cidades, foram fundadas as cidades mineradoras de Santo Domingo, Havana e Vera Cruz.
A fundação de cidades demonstrou a fragilidade do projeto colonial espanhol que tinha por base somente a exploração.
O desenvolvimento urbano endividou a Espanha que teve que recorrer ao capital inglês para concluir seu projeto colonial.
As antigas cidades indígenas foram destruídas para a construção de cidades mineiras e portuárias, que atendiam melhor o povoamento dessas regiões.
A fundação das cidades veio atender a manutenção da conquista e a dominação colonial.
Assim como na Espanha, o instrumento para lidar com a dissensão religiosa nas colônias foi o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição. Sobre o ambiente cultural e religioso da América espanhola colonial e a atuação da Inquisição nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I - A Inquisição, como instituição católica e metropolitana, teve participação direta na destruição dos templos religiosos dos povos nativos americanos, no genocídio das populações nativas e na desfiguração das identidades culturais e religiosas dos povos nativos.
II - Os "Autos de Fé" eram espetáculos promovidos pelos Tribunais do Santo Ofício, nos quais os condenados eram exemplarmente punidos em público.
III - Para conter os abusos cometidos pelos padres contra a população indígenas, foram criadas as Visitas de Idolatrias, que eram uma junção da Extirpação com a Inquisição.
IV - As "heresias" e "bruxarias", perseguidas pelo Santo Ofício na América espanhola, eram práticas culturais e sistemas de crença resultantes do processo de sincretismo religioso.
É correto apenas o que se afirma em:
O culto a outras religiões, críticas aos dogmas cristãos, além de bruxaria, feitiçaria e idolatrias praticadas pelos indígenas.
A preguiça, a bebedeira e o ócio dos colonos para fugir ao trabalho administrativo.
As heresias praticadas por clérigos que se recusavam a converter os nativos ao protestantismo.
O culto aos deuses indígenas por meio do sincretismo religioso, além dos sacrifícios humanos praticados contra os espanhóis.
As denúncias, delações e torturas que os espanhóis praticavam contra os nativos que rejeitavam a fé cristã.
O ciclo inicial de fundações das cidades coloniais na América espanhola compreendeu o período de 1492 a 1567, com a fundação de várias cidades que assumiram funções econômicas, políticas e sociais. Sobre a fundação das cidades coloniais espanholas podemos afirmar que:
No ciclo inicial de fundação das cidades, foram fundadas as cidades mineradoras de Santo Domingo, Havana e Vera Cruz.
A fundação de cidades demonstrou a fragilidade do projeto colonial espanhol que tinha por base somente a exploração.
O desenvolvimento urbano endividou a Espanha que teve que recorrer ao capital inglês para concluir seu projeto colonial.
As antigas cidades indígenas foram destruídas para a construção de cidades mineiras e portuárias, que atendiam melhor o povoamento dessas regiões.
A fundação das cidades veio atender a manutenção da conquista e a dominação colonial.
Assim como na Espanha, o instrumento para lidar com a dissensão religiosa nas colônias foi o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição. Sobre o ambiente cultural e religioso da América espanhola colonial e a atuação da Inquisição nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I - A Inquisição, como instituição católica e metropolitana, teve participação direta na destruição dos templos religiosos dos povos nativos americanos, no genocídio das populações nativas e na desfiguração das identidades culturais e religiosas dos povos nativos.
II - Os "Autos de Fé" eram espetáculos promovidos pelos Tribunais do Santo Ofício, nos quais os condenados eram exemplarmente punidos em público.
III - Para conter os abusos cometidos pelos padres contra a população indígenas, foram criadas as Visitas de Idolatrias, que eram uma junção da Extirpação com a Inquisição.
IV - As "heresias" e "bruxarias", perseguidas pelo Santo Ofício na América espanhola, eram práticas culturais e sistemas de crença resultantes do processo de sincretismo religioso.
É correto apenas o que se afirma em:
No ciclo inicial de fundação das cidades, foram fundadas as cidades mineradoras de Santo Domingo, Havana e Vera Cruz.
A fundação de cidades demonstrou a fragilidade do projeto colonial espanhol que tinha por base somente a exploração.
O desenvolvimento urbano endividou a Espanha que teve que recorrer ao capital inglês para concluir seu projeto colonial.
As antigas cidades indígenas foram destruídas para a construção de cidades mineiras e portuárias, que atendiam melhor o povoamento dessas regiões.
A fundação das cidades veio atender a manutenção da conquista e a dominação colonial.
Assim como na Espanha, o instrumento para lidar com a dissensão religiosa nas colônias foi o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição. Sobre o ambiente cultural e religioso da América espanhola colonial e a atuação da Inquisição nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I - A Inquisição, como instituição católica e metropolitana, teve participação direta na destruição dos templos religiosos dos povos nativos americanos, no genocídio das populações nativas e na desfiguração das identidades culturais e religiosas dos povos nativos.
II - Os "Autos de Fé" eram espetáculos promovidos pelos Tribunais do Santo Ofício, nos quais os condenados eram exemplarmente punidos em público.
III - Para conter os abusos cometidos pelos padres contra a população indígenas, foram criadas as Visitas de Idolatrias, que eram uma junção da Extirpação com a Inquisição.
IV - As "heresias" e "bruxarias", perseguidas pelo Santo Ofício na América espanhola, eram práticas culturais e sistemas de crença resultantes do processo de sincretismo religioso.
É correto apenas o que se afirma em:
I - A Inquisição, como instituição católica e metropolitana, teve participação direta na destruição dos templos religiosos dos povos nativos americanos, no genocídio das populações nativas e na desfiguração das identidades culturais e religiosas dos povos nativos.
II - Os "Autos de Fé" eram espetáculos promovidos pelos Tribunais do Santo Ofício, nos quais os condenados eram exemplarmente punidos em público.
III - Para conter os abusos cometidos pelos padres contra a população indígenas, foram criadas as Visitas de Idolatrias, que eram uma junção da Extirpação com a Inquisição.
IV - As "heresias" e "bruxarias", perseguidas pelo Santo Ofício na América espanhola, eram práticas culturais e sistemas de crença resultantes do processo de sincretismo religioso.
É correto apenas o que se afirma em: